Do mesmo jeito que toda a pessoa física deve fazer a declaração do IRPF, as pessoas jurídicas também têm a obrigação de prestar contas com a Receita Federal realizado a declaração do IRPJ 2022.
Então, não deixe de continuar acompanhando os próximos tópicos deste post e fique por dentro dos principais aspectos envolvidos na declaração do IRPJ. Acompanhe!

IRPJ 2022
Conteúdo do Artigo
IRPJ 2022
O Imposto de Renda Pessoa Jurídica, ou simplesmente IRPJ, é obrigatório para toda a pessoa jurídica. Sendo que a não declaração deste imposto pode vir a originar:
- A aplicação de multas e;
- Outras penalizações graves para a empresa.
Durante a emissão da declaração do IRPJ, é importante que se tenha em conta o valor recolhido a partir dos rendimentos anuais da empresa. Pois do mesmo jeito que na declaração de renda de uma pessoa física, nesse caso a alíquota estimada (15%) também recai sobre o lucro apurado.
Se por acaso um dos lucros mensais ultrapassar o limite de R$ 20.000,00, além da alíquota dos 15% aplicada ao lucro anual, outros 10% de alíquota serão aplicadas as parcelas que excederem esse limite
O IRPJ apresenta períodos bem abrangentes para a declaração. Sendo que dependendo da preferência da pessoa jurídica.
- Este imposto pode ser declarado a cada 3 meses;
- De forma anual;
- Ou ainda numa periodicidade trimestral.
Quem Deve Declarar o IRPJ 2022
Apesar de a lei estabelecer de um modo generalizado a declaração do IRPJ para todas as organizações que apresentam um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a verdade é que não são todas as empresas que devem fazer a declaração do IRPJ 2022.
Por exemplo, para as micro e pequenas empresas que apresentam como sistema de tributação o Simples Nacional, os recolhimentos ou tributações apresentam alíquotas bem reduzidas. Uma vez que esta modalidade de tributação é direcionada para firmas de rendimento mediano.
Como Declarar o IRPJ
Diferindo da declaração do IRPF 2022, o IRPJ 2022 apresenta um procedimento de declaração do imposto denotado de um elevado grau de complexidade. O que se deve principalmente a maior quantidade de dados e documentação que é exigida nesse processo.
Justamente por conta desta complexidade verificada na declaração do IRPJ, é bastante recomendado que esse procedimento seja executado por um profissional contábil. Pois com os conhecimentos deste profissional é possível reduzir ao máximo as chances de erros durante a emissão da declaração.
O site da Receita Federal também fornece um apoio neste quesito, disponibilizando um software que pode ser usado pela própria pessoa jurídica para a realização desta declaração sem erros.
- VEJA AINDA: Cálculo Imposto de Renda 2022.
Como Pessoas Jurídicas Inativas Declaram o IRPJ
Além da declaração do IRPJ 20220 por pessoas jurídicas ativas, este imposto também deve ser declarado por inativos. Ou melhor, por empresas falidas e sem atividade nenhuma.
A entrega da declaração do imposto de renda 2022 no caso deste grupo de firmas, pode ser realizada de forma online pelo site da Receita Feral, segundo o seguinte processo:
- Entre no site oficial da Receita Federal;
- Insira o seu número de CNPJ e CPF;
- Prossiga informando o código de segurança;
- Por fim clique em “Confirmar” para seguir com a declaração do IRPJ 2022 na próxima página.
Restituição IRPJ
Durante a declaração do IRPJ podem surgir erros no que diz respeito ao valor pago em tributos. Por conta disso, a Receita Federal, ou melhor, o Programa PER/DCOMP que possibilita a restituição do valor indevidamente pago em tributos pela pessoa jurídica.
Tenha Acesso a Restituição IRPJ 2022 clicando neste LINK.