A declaração do Imposto de Renda representa um dos principais deveres da pessoa física. E para poder exercer esse dever cívico, é necessário que o cidadão reúna alguns documentos, sendo que o Extrato INSS está enquadrado nesta lista.
Então, não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste post e saiba como você pode obter esse documento de forma simples e garantir a declaração do seu imposto de renda dentro do prazo definido pela Receita Federal.
- Veja também: Tabela Imposto de Renda 2024.
Conteúdo do Artigo
Extrato INSS para Imposto de Renda
O Extrato INSS é um documento muito importante para o beneficiário do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Visto que nele constam várias informações importantes que dizem respeito ao estado dos seus benefícios do segurado.
É justamente por conta dessas informações achadas no extrato INSS, que este documento é exigido na declaração do imposto de renda para comprovar o recebimento da renda provida pelos benefícios, como é o caso da:
- Aposentadoria e;
- Da pensão.
No extrato INSS constam todos os valores providenciados pela previdência durante o período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro do ano passado.
Como Emitir o Extrato INSS para IRPF pelo porta MEU INSS
De modo a garantir uma verificação mais rápida do Extrato INSS, o Governo Federal disponibiliza uma plataforma online que possibilita a realização desta consulta por via da internet – Veja como você pode fazer a emissão do extrato INSS para IRPF por via do site do Instituto Nacional de Seguridade Social, logo abaixo:
- Comece por acessar o portal MEU INSS usando este link – https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/;
- Agora você deverá realizar o seu login no sistema do INSS usando a senha previamente cadastrada na plataforma;
- Feito isso, a página do usuário será aberta, clique no link “Extrato de Imposto de Renda (IR)”.
- Em seguida, escolha o ano do extrato que desejas emitir;
- Clique em “Visualizar extrato na tela” para acessar o documento.
Para fazer a impressão do Extrato INSS quando este estiver aberto no site, clique na opção indicada no canto superior da página – “Imprimir”. Também é possível fazer o download deste documento para fazer a sua impressão posteriormente. Bastando para isso clicar na opção “Salvar Documento” em vez de “Imprimir”.
Aposentado do INSS Paga Imposto de Renda?
Depende, de acordo com o valor do benefício do INSS. No caso de quem recebe um benefício de aposentadoria superior aos R$ 1.903,98, a declaração do valor da aposentadoria como um rendimento susceptível a tributação é obrigatório, ao passe que para os aposentados que recebem uma quantia menor que essa mensalmente, este benefício é inseto de declaração.
No que diz respeito ao valor do rendimento anual, o mesmo estará isento de declaração se for inferior a R$ 24.751,74. O restante dos aposentados que usufruem de um valor superior a este, deverá colocar o seu rendimento anual como tributável na declaração do Imposto de Renda.
Vale também frisar que no caso de que é aposentado por invalidez, a declaração do valor da aposentadoria no Imposto de Renda não se faz necessária.