Como de costume milhares de pessoas em todo o mundo prestam contas a Receita Federal, isso inclui os pensionistas, aposentados e outras classes que recebem os benefícios da Previdência Social. Confira ao decorrer deste artigo sobre o Informe de Rendimentos INSS 2024.
Conteúdo do Artigo
Extrato INSS para Imposto de Renda
Através do extrato INSS para imposto de renda é possível que os beneficiários acompanhem todos os lançamentos realizados em seu benefício e dessa forma, possam realizar a sua prestação de conta junto à Receita Federal.
Como Emitir o Informe de Rendimentos INSS 2024
Embora muitos contribuintes sejam beneficiados do INSS poucos sabem realizar a consulta do Informe de Rendimentos INSS 2024, e pela internet é o meio mais simples e fácil de ser realizado. Além do acesso pela internet, o documento pode ser conseguido de outras maneiras:
- Através do atendimento direto ao APS (Agência da Previdência Social);
- Nos terminais de autoatendimento disponibilizados pelos bancos em suas agências.
Como Emitir o Extrato INSS 2024 pela internet
Para emitir o extrato do INSS e ter acesso a todos os lançamentos do seu rendimento é bem simples e fácil, basta realizar o passo a passo a seguir, confira abaixo:
- Acesse o site oficial da Previdência Social através do link a seguir: https://extratoir.inss.gov.br/
- Informe todos os dados que se pede;
- Em seguida informe o número do seu benefício;
- Sua data de nascimento;
- Nome do beneficiário;
- Informe o seu CPF;
- Por fim, basta clicar em visualizar! Pronto, você terá acesso a todas as informações do seu extrato.
Como Emitir o Extrato INSS 2024 pela internet
Você também poderá emitir o seu extrato previdenciário em agências da Previdência. O documento precisa ser solicitado pessoalmente, e será necessário portar:
- RG;
- CPF.
Como esse procedimento também pode ser realizado pela internet, os técnicos da Previdência indicam o meio online. Pois é mais rápido, e evita as filas e deslocamentos aos postos de atendimento.
Como Declarar Aposentadoria no Imposto de Renda
Quem recebe algum benefício da previdência privada precisa informar os valores referentes a aposentadoria no imposto de renda 2024. Pois tanto os órgãos financeiros, quanto as instituições enviam essas informações há Receita Federal.
A Receita Federal é quem faz a checagem dessas informações enviadas pelas as pessoas físicas. Dessa forma, seus dados são checados afim de garantir a confiabilidade das informações prestadas.
Como Declarar Salário Maternidade no Imposto de Renda
As mamães que estão afastadas pelo o auxílio maternidade deve emitir um documento pelo o site da Previdência Social através do www.mpas.gov.br, o informe de rendimentos INSS 2024, dessa forma, esses valores entraram na declaração do imposto de renda 2024, somando os demais rendimentos obtidos durante o ano.
Se esse informe de rendimentos INSS 2024 não for realizado, pode levar a sua declaração do imposto de renda a cair na malha fina. Ocasionando consequentemente o bloqueio do seu CPF, caso esse problema demore a ser solucionado.
É ideal que a sua declaração, comprove todos os eventuais afastamentos do trabalho e os recebimentos da Receita Federal, para que fique livre com problemas futuros que envolva a Receita Federal.
É extremamente importante ficar atento aos prazos dados pela a Receita Federal para efetuar a sua declaração do imposto de renda. Atente-se ao calendário divulgado no site da Receita Federal.
Vale ressaltar, que todas as informações devem ser prestadas no Imposto de Renda 2024 para que a sua declaração não caia na malha fina por divergência de informações, se os seus dados por algum motivo constarem como divergente, suas informações voltam a você para prestação de esclarecimento, vale lembrar que a não declaração do Imposto de Renda, coloca o contribuinte em situação irregular com a Receita Federal.
É importante começar a se organizar, separar todos os seus documentos, pois em breve começaram as declaração do imposto de renda 2024, é importante também declarar o seu imposto de renda no prazo para que a sua declaração seja realizada em dia, atente-se ao calendário divulgado no site da Receita Federal confira www.idg.receita.fazenda.gov.br.